BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bolonhesa de soja

200 g de soja desidratada fina(meio pacote).
200 ml de polpa de tomate
2 colheres de sopa de molho de soja
200 ml de vinho tinto
4 Dentes de alho
2 Cebolas
3 Colheres de sopa de azeite virgem extra
500 gramas de tomate
1 Molho de Coentros
Alho em pó
Flor de sal
Orégãos

Colocar a soja a marinar com polpa de tomate, pelar os tomates e retirar o umbigo. Espremer os tomates com um garfo e aproveitar o molho. Acrescentar um pouco de vinho e algum alho em pó. Se necessário juntar alguma água até fazer 2 vezes o volume da soja.
Sempre com a panela tapada, fazer um refogado ligeiro com o azeite e a cebola. Juntar os alhos. 10 minutos depois, juntar os tomates e deixar estar até se desfazerem. Se quiser passe com a varinha mágica. Se fizer sumo de cenoura ou de abóbora, guarde a pasta que sobra e coloque neste momento. Fica delicioso. E junte a soja. ou então uns cubinhos de cenoura e de Pimento. Envolva bem. 10 minutos. Junte os orégãos e o sal. Se estiver muito seco, junte um pouco de água quente. Se estiver muito molhado, tire a tampa. Em caso estremo,vá buscar o pão ralado. Envolva bem. Vá provando, pouco de cada vez, deixe prós outros. Pimenta. E agora os coentros picadinhos, mexa e tape. desligue o lume. Deixe descansar 5 minutos. Sirva.

Acompanhar com esparguete.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.