BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A Soja

Quando nos referimos à “soja” falamos de um produto feito dos feijões de soja a que chamamos por norma, granulado de soja, grosso ou fino. Na realidade a soja é segundo a Wikipédia considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los. Como ilustração do poder nutritivo da soja, saliente-se o fato de que ela é o único alimento proteico fornecido por organizações humanitárias a africanos famélicos. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas. Esse fenómeno ocorreu em larga escala nas crises humanitárias de Biafra (Década de 1970), Etiópia (Década de 1980) e Somália (Década de 1990).
O granulado de soja é excelente para aqueles que desejam diminuir ou abandonar o consumo de carne. A única questão em relação à confecção de refeições à base de granulado de soja, é a sua hidratação e o seu tempero. Caso seja hidratada com água, o seu paladar andará entre o cartão e a esferovite. Daí que pessoalmente defenda a sua hidratação com tempero. Alho, vinho, molho de soja, vinagre, pimentão, sal, limão, polpa de tomate, pimenta, etc.…Este tempero deverá ser duas vezes o volume da soja granulada seca. Após 30 minutos de molho, pode ser confeccionada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.