BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Migas de Caldo Verde com Feijão-Frade.


Vi a receita base deste prato num jornal de distribuição gratuita. Peguei nela e dei-lhe uma volta, ficou muito agradável.
Couves em caldo verde, 1 pacote 350 gramas
Alho, 12 dentes esmagados
Azeite
Pão velho, ½ quilo
Feijão-frade, 1 frasco
Sal grosso
Pimenta
Coentros, 1 molho
Ovos, 2

Pus 2 litros de água ao lume e quando levantou fervura coloquei o caldo verde por 5 minutos. Pus algum sal. Escorri, (aproveitei a água para fazer uma bela sopa). Num tacho de barro coloquei azeite a fritar 6 dentes de alho esmurrados. Um bocadinho antes de começarem a queimar, coloquei lá o caldo verde e fui mexendo. Pus um pouco de pimenta e mexi. Lavei o feijão-frade, escorri-o e foi fazer companhia ao caldo verde. Num almofariz esmaguei os outros 6 alhos com os coentros e um fio de azeite. Numa panela à parte pus água a ferver e escalfei os ovos (3 minutos em bastante água a ferver). Tirei-os e pu-los no gelo um minuto. A água que fervia coloquei no almofariz e mexi bem. Deitei este caldo de coentros por cima do pão. E mexi com as mãos mais umas vezes. Juntei então o pão já demolhado com as migas e envolvi tudo muito bem. Empratei com os ovos.
Libertava uns odores simplesmente maravilhosos.

Acompanhei com um tinto alentejano com 3 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.