BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

terça-feira, 24 de março de 2009

Caril de Grão-de-bico com Cuscuz


Andava a namorar esta receita n´”O livro essencial da comida vegetariana”. Foi desta. Passou da lista do “to do” para a lista do “a repetir”.

Ingredientes:
Óleo, 1 colher de sopa
Cebolas, 2 picadas
Alhos, 4 dentes
Cebolas, 1 aos gomos
Pimento vermelho, 1 às tiras
Malagueta, qb
Sal, 1 colher de chá
Curcuma ou açafrão, 1 colher de chá
Cominhos moídos, 1 colher de chá
Coentros moídos, 1 colher de chá
Pimentão, colorau, 1 colher de chá
Tomate pelado, 1 lata das grandes, 440 g
Garam massala, 1 colher de chá, se não tiver não vem mal ao mundo
Grão-de-bico em frasco, 2 latas de 400 g

Num tacho, aqueça o óleo e coloque as cebolas picadas e os alhos. Cozinhe em lume médio até ficarem macios. Junte as cebolas aos gomos e as tirinhas do pimento.
Junte a malagueta ou pimenta de caiena, o sal, o açafrão ou curcuma, o pimentão, os cominhos e os coentros. Mexa durante um minuto.
Junte o grão-de-bico. Retire o umbigo aos tomates e ponha no tacho junto com o molho da lata. Deixe cozinhar por tapado 20 minutos, ou até que os tomates se desfaçam, Junte a garam massala, rectifique os temperos e deixe estar mais 10 minutos.

Cuscuz

Para duas pessoas que comem bem,(leia-se exageradamente), 200 gramas de cuscuz e igual medida de água num pyrex com tampa para ir ao microondas. Uma colher de chá rasa de sal, tomilho e 5 minutos girar. Abri , mexi com um garfo e juntei parte do molho do grão. Mais 3 minutos e estava no ponto. Passei o garfo e servi.

O que sobrou, foi consumido no dia seguinte. Juntei tudo e foi ao microondas. Afinal, podia ter feito o cuscuz junto com o grão. Fica para a próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.