BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

terça-feira, 3 de março de 2009

Substituir Gelatina por Ágar-ágar


Dado a gelatina ser um produto de origem animal, pediram-me para encontrar uma alternativa vegan. Vou fazê-lo e também mostrar como se faz em termos de quantidades. O substituto e´ o pó ou os flocos de uma alga, a ágar-ágar.


Existe gelatina em folha e em pó. Existe ágar-ágar em pó e em flocos.
Uma folha de gelatina equivale a uma colher de chá de gelatina em pó.
Uma colher de chá de gelatina em pó equivale a 1 colher (chá) de ágar-ágar em flocos ou 1/2 colher (chá) de ágar-ágar em pó.

Penso que assim podem deixar as vacas em paz com a gelatina.


Foto Centro Vegetariano

6 comentários:

  1. Olá Paulo,
    parabéns pelo seu blog. Fazem-se coisinha sboas nesta cozinha.
    Não tem problema retirar a tabela. Publiqueia para que outros usassem.
    Bom resto de continuação.
    Um abraço. Susana

    ResponderEliminar
  2. Essa proporção está correta?

    Pergunto pois sempre tive que 1 colher (sopa) de ágar-ágar em flocos equivale a 1 colher (chá) de ágar-ágar em pó (inclusive já adaptei algumas receitas americanas com sucesso, usando essa medida). Ou seja, bem menos.

    ResponderEliminar
  3. Bom, pior que eu fui pesquisar e dou de cara com essa proporção numa resposta que eu mesma fiz no Yahoo Resposta, há alguns anos... Vergonha, nem lembrava disso.

    No final eu resolvi rever medidas e a diferença não é grande, não.
    1 colher sopa = 15ml
    1 coher chá = 5ml
    1/2 colher chá = 2,5ml.

    Regra de três, o certo seria então:
    1 colher (chá) ágar-ágar em flocos = 1/3 colher (chá) de ágar-ágar em pó (1,6ml, ao invés de 2,5).

    Pra cozinha, a verdade é que não é tanta diferença assim, a não ser que seja uma receita com quilos de gelatina...

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem, assim estou bem mais descansado. Eu já tinha testado e funcionava, mas com gelatina, as coisas variam de acordo com a temperatura, acidez, e a mão.

    ResponderEliminar
  5. O ágar ágar sofre pouco com acidez (tanto que dá pra fazer com suco de abacaxi, ao contrário da gelatina) e tem que ser fervido.
    Bem diferente a maneira de trabalhar.

    Eu prefiro. Mesmo que eu não fosse vegana, acho que eu teria trocado, pq é muito mais estável e solidifica mais rápido (e não derrete em temperatura ambiente).

    Aliás, hoje eu apresentei uma receita de mousse usando o ágar-ágar. Vou postar o vídeo do programa ainda, mas a receita já está no site.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Renata, quer deixar-me o seu mail?
    Quero partilhar consigo o meu outro blog, http://pratosdooficio.blogspot.com

    Paulo

    ResponderEliminar

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.