BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

terça-feira, 28 de abril de 2009

O meu primeiro Ragú italiano



Já por inúmeras vezes fiz ragus, molhos de tomate, para acompanhar massas, normalmente esparguete. Mas este foi o primeiro que fiz em Itália com ingredientes italianos.Comecei por aromatizar azeite com alho. Com o lume muito baixo, no mínimo e no bico mais pequeno do fogão, coloquei umas 3 ou 4 colheres de azeite e uns 4 alhos esborrachados.Passado um bocado e antes que os alhos acastanhassem, retirei-os e coloquei uma embalagem de panceta (bacon aos cubinhos). Coloquei uma cebola branca cortada em espuma, muito fininha, mantive o lume baixo por mais uns 10 minutos e esborrachei os alhos. Coloquei um quilo de tomate que entretanto pelara e cortara aos bocados, sem sementes, uma colher de sopa de açúcar e os nossos alhos, levantei um pouco o lume e deixei fervilhar. Passados que eram mais 10 minutos, baixei o lume e ficou a apurar durante uma hora novamente em lume muito baixo, de vez em quando dava-lhe uma mexidela. Temperei com sal, orégãos e pimenta.Cozi a pasta e ao escorrer, guardei uma chávena de água da cozedura que juntei ao ragú.Entretanto lavei rúcula e fiz uma salada para acompanhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.