BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

terça-feira, 7 de julho de 2009

Seitan à Lagareiro


andava há que tempos a pensar como fazer a conversão desta receita tão tradicional ao seitan.
Pesquisei e não encontrei nenhuma ideia. Um destes domingos, levantei-me e decidi, é hoje!

1/2 quilo seitan
2 quilos de batatinhas para assar
2,5 dl de azeite extra virgem
300 gramas de cebolinhas
1 pimento vermelho assado no carvão
1/2 copo de vinho branco
2 ramos de coentros
1/2 cabeça de alhos
3 tomates bem maduros
Colorau, pimenta branca, flor de sal


Fiz seitan, juntando à receita base, alho picado e coentros esmagados. Cortei-o em dedos. (não os dedos, o seitan).
Pus a marinar em azeite, vinho branco, alho.
Entretanto, lavei as batatinhas com a ajuda de um esfregão verde e foram a correr prá panela, depois de levantar fervura, 10 minutos.
Foram esmurradas com a ajuda de um pano. Besuntei-as com azeite, foram para o tabuleiro com umas cebolinhas picadas por cima. Reguei com mais um pouco de azeite e salpiquei com flor de sal.

Entretanto, voltei ao seitan e retirei-o da marinada, escorri-o bem, enxuguei com papel.

Numa frigideira pus azeite, uma cebola às rodelas e tirinhas de pimento previamente assado.
Quando estava quente, coloquei o seitan e retirei a cebola, antes de estar queimada.
Fui virando e revirando, salpiquei com colorau e lembrei-me que ficava ali bem uns tomatinhos confitados.

Enquanto acabava de saltear o seitan cortei uns tomatinhos ao meio e salpiquei-os com orégãos.
Retirei o seitan e coloquei mais uma cebola às rodelas e azeite. Coloquei os tomatinhos e deixei-os fritar ou confitar na frigideira.

Entretanto fui vendo as batatinhas e quando estavam, tirei, juntei o seitan, a cebola,os pimentos, os tomates vinham a caminho.

Piquei o resto dos coentros e salpiquei por cima.
Ficou muitooooo Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.