BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Salada de Tofu panado


Resolvi fazer uma salada de tofu. Tinha tofu a marinar e achei por bem paná-lo.

Um destes dias ouvi uma cozinheira com provas dadas, dizer que o tofu era um alimento “camaleão”. E assim é, de acordo com o tempero, assim assume esse sabor, tal e qual como algumas pessoas. Como diz o ditado: diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és.

Assim, fiz uma marinada com azeite, gengibre, louro, alho esmagado, vinagre balsâmico, flor de sal, vinho, pimentão.

Tudo no banho e no passadas umas horas (o ideal era de um dia para o outro), panei o tofu em farinha de trigo com uns bocadinhos de orégãos secos e frigideira com ele, em óleo de girassol bem quente.

Depois, escorri-o com muito jeitinho, coloquei-o numa travessa sobre papel absorvente.

A salada, essa foi de alface e rúcula com tempero de balsâmico, azeite extra virgem, orégãos frescos esmagados e um toque de flor de sal. Mexi tudo muito bem mexido. Servi nos pratos e coloquei por cima deste ninho de alface e rúcula o nosso tofu. Por cima coloquei uns bocadinhos de nozes.

Acompanhei com um vinho branco leve da Estremadura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.