BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

sábado, 22 de agosto de 2009

Seitan à alentejana



Numa recriação daquele que eu acho que é o melhor prato de bacalhau do mundo e arredores, achei por bem, fazer este prato tendo por base o seitan, uma vez, que não pretendo que os vegetarianos sejam privados deste prazer.

Ideal para quem gosta de pratos de forno à base de batatas a murro e azeite.

Ingredientes.

Seitan

2 cebolas

5 tirinhas de pimento

800 gramas de batatas pequeninas biológicas

300 ml de azeite extra virgem

10 dentes de alho

Coentros frescos picados, um molho generoso

rosmaninho

Procedimento.

Comecei por no no fogão e no bico mais pequeno que tenho , no minimo, colocar os alhos no azeite e deixar estar para aí umas duas horas.

Numas duas colheres de sopa desse azeite, salteei o seitan e o pimento.

Cozi as batatas, dei-lhes umas palmadas e coloqueias num tabuleiro em cama de sal no forno com um bom bocado de rosmaninho. Reguei com um pouco de azeite.

Quando retirar as batatas do forno, limpe-as do sal que vem agarrado para que não vãsalgar demasiado o prato.

Num tacho de barro, coloquei as batatas, o seitan, em resumo, tudo menos os coentros.

Mexi e deixei um bocado ao lume para que os aromas se misturassem.

Pus os coentros, mexi e estava pronto a servir.

Acompanhei com uma reserva tinta de reguengos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.