BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Seitan à Gomes de Cá


Chamei-lhe à Gomes de Cá, por respeito a esse grande cozinheiro que foi, José Luís Gomes de Sá, falecido em 1926, e na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, lá no Porto, lugar em que criou a célebre receita de bacalhau.
Era certamente um homem de coragem, um restaurante Lisbonense na “invicta”, lindo, carago.

Ingredientes:
1 dose de Seitan
3 cebolas grandes
1 quilo de batatas
2 dentes de alho
2 ovos
Azeite
Salsa picada
Azeitonas pretas

Procedimento:
Por água fria num tacho, colocar as batatas previamente lavadas e os ovos. Cozer os ovos e as batatas. Não esquecer que os ovos levam 10 minutos depois da água começar a ferver. Entretanto faz-se um refogado ligeiro com o azeite, as cebolas e os alhos. Não deixar escurecer.
Corte o seitan aos dedos.
Retirar os ovos, colocar em água fria, descascar e fatiar. Quando as batatas estiverem cozidas, cortar ás fatias. Caso queira, pode pelá-las.
Num tabuleiro colocar no fundo, as batatas, e por camadas, as cebolas, o seitan e por ultimo os ovos e a salsa. Decorar com as azeitonas.

Para acompanhar, recomendo uma boa companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.