BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

domingo, 6 de setembro de 2009

Tofu de coentrada



250 gramas de Tofu
1 cabeça de alhos
1molho de coentros
200 ml de azeite extra virgem
2 cebolas
1 quilo de batatinhas novas
1 raminho de rosmaninho
Flor de sal qb
pimenta branca qb

Eu acho que todos nós devemos ter uma costela alentejana, mas eu devo ter pelo menos aí umas duas. É aquele pão, aquelas açordas de uma simplicidade despojada e que nos satisfazem. E são os temperos, o poejo, a hortelã da ribeira e para mim, o supremo, os coentros. Que odores, que paladar. E daí achei por bem fazer um Tofu de coentrada acompanhado de batatinhas a murro.

Comecei de véspera por num almofariz tradicional, colocar 4 ou 5 alhos e um molho de coentros previamente picado. Esmaguei muito bem e coloquei um pouco de azeite.
Cortei o Tofu em cubos e pu-lo a marinar com aquela massa que cheirava tão bem. Mexi algumas vezes

No dia seguinte, fiz numa caçarola, um refogado ligeiro com o azeite da marinada, duas cebolas pequenas e dois alhos.

Tapei e reduzi ao mínimo o lume. Passados uns dez minutos e antes que a cebola queimasse, borrifei com vinho branco. Daí a a pouco coloquei o tofu e deixei cozinhar em lume brando.

Acompanhei com umas batatinhas biológicas assadas no forno com sal, azeite e rosmaninho.

No copo, acompanhei com um tinto, alentejano, tinha de ser, Pias, da Herdade da Capela.

1 comentário:

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.