BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

domingo, 22 de novembro de 2009

Feijoada Vegetariana









Com o tempo a arrefecer, sabem bem pratos mais fortes e que se prestem a acompanhar um vinho tinto mais encorpado, daí pegar na ideia da feijoada e passá-la para uma versão Vegan.

Ingredientes:

2 Colheres de sopa de azeite extra virgem

4 Cebolas médias

4 Dentes de alho

1 Lata de tomate de 400 gramas

½ Pimento vermelho

½ Pimento verde

50 gramas de soja aos nacos previamente hidratada

200 gramas de seitan

200 gramas de tofu fumado

1 Enchido vegetariano

Colorau qb

Flor de sal qb

Pimenta de Cayena, qb

1 Folha de louro

Comece por colocar 2 colheres de sopa de azeite, louro, 2 cebolas às rodelas e 2 dentes de alho picados ao lume até dourarem. Não deixe queimar os alhos. Quando estiverem douradinhos, reserve numa tigela grande junto com as cebolas. No azeite salteie os pimentos e quando estiverem retire para a tigela. Esprema bem a soja e ponha na frigideira, salpique com colorau e vá mexendo. Corte e salteie o seitan aos cubos. Salteie também o tofu fumado. Reserve.

Faça agora um refogado com o resto das cebolas, alhos, e quando estiverem cozinhados, junte os tomates escorridos e esmagados com as mãos. Se quiser colocar uma malagueta, junte agora e não ponha pimenta.

Quando os tomates estiverem desfeitos, passe com a varinha mágica.

Junte o conteúdo da tigela. Passados 5 minutos, junte o feijão. Se usar de lata, escorra e guarde o liquido para o caso de a feijoada começar a ficar seca demais.

Sempre a mexer.

Entretanto, caso use enchido vegetariano, cozinhe-o em azeite ou água. Retire a tripa e corte aos pedaços. Só vai juntar quando servir.

Deixe apurar bem.

Acompanhe com arroz branco e um tinto alentejano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.